Pesquisar este Blog

Sejam bem vindos ao GFE Jésus Gonçalces

Este blog é destinado à divulgação da Doutrina Espírita, do Grupo da Fraternidade Espírita "Jésus Gonçalves", de suas atividades, eventos e integração entre os fraternistas e simpatizantes.

Encontrará vários artigos e mensagens acerca das temáticas existenciais e vários vídeos informativos, bem como vídeos palestras com os mais renomados oradores de nossa doutrina, na parte inferior encontrará relação dos livros espíritas sugeridos e filmes espiritualistas e espíritas, possibilitando a você a quebra de paradígmas e a conhecer verdadeiramente o que é o Espiritismo, pois o próprio Jesus nos alertou:

"Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará"
"Ammai-vos e instrí-vos"

Condições básicas para nossa evolução, através dá fé raciocianda, apoiada em seu tríplice aspecto: Ciência, Filosofia e Religião, a Doutrina Espírita nos possibilita o crescimento ascencional, por ser consoladora, esclarecedora, pacificadora , encaixando-se perfeitamente como "Consolador " prometido por Jesus.

Para quaisquer dúvidas, esclarecimentos, críticas e sugestões, mandenos um e.mail:
gfe.jesus.goncalves@gmail.com e teremos uma imensa satisfação em lhe contactar.
Muita paz e harmonia a todos.

Délcio Fonsêca Mafra

Délcio Fonsêca Mafra

domingo, 31 de julho de 2011

As Drogas e sua implicações na Visão Espírita

I - Introdução

Um dos problemas mais graves da sociedade humana, na atualidade, é o consumo indiscriminado, e cada vez mais crescente, das drogas, por parte não só dos adultos, mas também dos jovens e, lamentavelmente, até das crianças, principalmente nos centros urbanos das grandes cidades.

A situação é tão preocupante, que cientistas de várias partes do Planeta, reunidos, chegaram à seguinte conclusão: "Os viciados em drogas de hoje podem não só estar pondo em risco seu próprio corpo e sua mente, mas fazendo uma espécie de roleta genética, ao projetar sombras sobre os seus filhos e netos ainda não nascidos"

Diante de tal flagelo e de suas terríveis conseqüências, não poderia o Espiritismo, Doutrina comprometida com o crescimento integral da criatura humana na sua dimensão espírito-matéria, deixar de se associar àqueles segmentos da sociedade que trabalham pela preservação da vida e dos seus ideais superiores, em seus esforços de erradicação de tão terrível ameaça.

O efeito destruidor das drogas é tão intenso que extrapola os limites do organismo físico da criatura humana, alcançando e comprometendo, substancialmente, o equilíbrio e a própria saúde do seu corpo perispiritual. Tal situação, somada àquelas de natureza fisiológica, psíquica e espiritual, principalmente as relacionadas com as vinculações a entidades desencarnadas em desalinho, respondem, indubitavelmente, pelos sofrimentos, enfermidades e desajustes emocionais e sociais a que vemos submetidos os viciados em drogas.

Em instantes tão preocupantes da caminhada evolutiva do ser humano em nosso planeta, cabe a nós, espíritas, não só difundir as informações antidrogas que nos chegam do plano espiritual benfeitor que nos assiste, mas, acima de tudo, atender aos apelos velados que esses amigos espirituais nos enviam, com seus informes e relatos contrários ao uso indiscriminado das drogas, no sentido de envidarmos esforços mais concentrados e específicos no combate às drogas, quer no seu aspecto preventivo, quer no de assistência aos já atingidos pelo mal.

II - A Ação das Drogas no Perispírito

Revela-nos a ciência médica que a droga, ao penetrar no organismo físico do viciado, atinge o aparelho circulatório, o sangue, o sistema respiratório, o cérebro e as células, principalmente as neuroniais.

Na obra "Missionários da Luz" - André Luiz ( pág. 221 - Edição FEB), lemos: "O corpo perispiritual, que dá forma aos elementos celulares, está fortemente radicado no sangue. O sangue é elemento básico de equilíbrio do corpo perispiritual." Em "Evolução em dois Mundos", o mesmo autor espiritual revela-nos que os neurônios guardam relação íntima com o perispírito.

Comparando as informações dessas obras com as da ciência médica, conclui-se que a agressão das drogas ao sangue e às células neuroniais também refletirá nas regiões correlatas do corpo perispiritual, em forma de lesões e deformações consideráveis que, em alguns casos, podem chegar até a comprometer a própria aparência humana do perispírito. Tal violência concorre até mesmo para o surgimento de um acentuado desequilíbrio do Espírito, uma vez que "o perispírito funciona, em relação a esse, como uma espécie de filtro na dosagem e adaptação das energias espirituais junto ao corpo físico e vice-versa.

Por vezes o consumo das drogas se faz tão excessivo, que as energias, oriundas do perispírito para o corpo físico, são bloqueadas no seu curso e retornam aos centros de força.

III - A Ação dos Espíritos Inferiores Junto ao Viciado

Esta ação pode ser percebida através das alterações no comportamento do viciado, dos danos adicionais ao seu organismo perispiritual, já tão agredido pelas drogas, e das conseqüências futuras e penosas que experimentará quando estiver na condição de espírito desencarnado, vinculado a regiões espirituais inferiores.

Sabemos que, após a desencarnação, o Espírito guarda, por certo tempo, que pode ser longo ou curto, seus condicionamentos, tendências e vícios de encarnado. O Espírito de um viciado em drogas, por exemplo, em face do estado de dependência a que ainda se acha submetido, no outro lado da vida, sente o desejo e a necessidade de consumir a droga. Somente a forma de satisfazer seu desejo é que varia, já que a condição de desencarnado não lhe permite proceder como quando na carne. Como Espírito precisará vincular-se à mente de um viciado, de início, para transmitir-lhe seus anseios de consumo da droga, posteriormente, para saciar sua necessidade, valendo-se para tal do recurso da vampirização das emanações tóxicas impregnadas no perispírito do viciado, ou da inalação dessas mesmas emanações quando a droga estiver sendo consumida.

"O Espírito de um viciado em drogas, em face do estado de dependência a que se acha submetido, no outro lado da vida, sente o desejo e a necessidade de consumir a droga."

Essa sobrecarga mental, indevida, afeta tão seriamente o cérebro, a ponto de ter suas funções alteradas, com conseqüente queda no rendimento físico, intelectual e emocional do viciado. Segundo Emmanuel, "o viciado, ao alimentar o vício dessas entidades que a ele se apegam, para usufruir das mesmas inalações inebriantes, através de um processo de simbiose em níveis vibratórios, coleta em seu prejuízo as impregnações fluídicas maléficas daquelas, tornando-se enfermiço, triste, grosseiro, infeliz, preso à vontade de entidades inferiores, sem o domínio da consciência dos seus verdadeiros desejos".

IV - Contribuição do Centro Espírita no trabalho antidrogas desenvolvido pelos Benfeitores Espirituais

A Casa Espírita, como Pronto-Socorro espiritual, muito pode contribuir com os Espíritos Superiores, no trabalho de prevenção e auxílio às vítimas das drogas nos dois lados da vida.

Com certeza, essa contribuição poderia ocorrer através de medidas que, no dia-a-dia da Instituição, ensejassem:

a)     Um incentivo cada vez mais constante às atividades de evangelização da infância e da juventude, principalmente com sua implantação, caso a Instituição ainda não tenha implantado.
 

b)     Estimular seus freqüentadores, em particular a família do viciado em tratamento, à prática do Evangelho no Lar. Essas pequenas reuniões, quando realizadas com o devido envolvimento e sinceridade de propósitos, são fontes sublimes de socorro às entidades sofredoras, além, naturalmente, de concorrer para o estreitamento dos laços afetivos familiares, o que decerto estimulará o viciado, por exemplo, a perseverar no seu propósito de libertar-se das drogas ou a dar o primeiro passo nesse sentido.
 

c)     Preparar devidamente seu corpo mediúnico para o sublime exercício da mediunidade com Jesus, condição essencial ao socorro às vítimas das drogas, até mesmos as desencarnadas.
 

d)     No diálogo fraterno com o viciado e seus familiares, sejam-lhes colocados à disposição os recursos socorristas do tratamento espiritual: passe, desobsessão, água fluidificada e reforma íntima.


e)     Criar, no trabalho assistencial da Casa, uma atividade que enseje o diálogo, a orientação, o acompanhamento e o esclarecimento, como fundamentação doutrinária, ao viciado e a seus familiares.

V - Conclusão

Diante dos fatos e dos acontecimentos que estão a envolver a criatura humana, enredada no vício das drogas, geradoras de tantas misérias morais, sociais, suicídios e loucuras, nós, espíritas, não podemos deixar de considerar essa realidade, nem tampouco deixar de concorrer para a erradicação desse terrível flagelo que hoje assola a Humanidade. Nesse sentido, urge que intensifiquemos e aprimoremos cada vez mais as ações de ordem preventiva e terapêutica, já em curso em nossas Instituições, e que, também, criemos outros mecanismos de ação mais específicos nesse campo, sempre em sintonia com os ensinamentos do Espiritismo e seu propósito de bem concorrer para a ascensão espiritual da criatura humana às faixas superiores da vida.

Fonte:  Xerxes Pessoa de Luna, Reformador – Março/98), Jornal Mundo Espírita de Abril de 1998

As Drogas na visão Espírita

Entrevista: Drs. Márcia Regina Guissi, Izanildo Barbosa e Alfredo Quirino da Silva.

A Folha Espírita organizou este bate-papo sobre drogas com três profissionais experientes no assunto. Izanildo é médico anestesista do campus da FOA-UNESP, na Unidade COB- Centro de Oncologia Bucal em Araçatuba e Membro do Centro de Ensino de Anestesiologia da Faculdade de Medicina de São José do Rio Prêto. Alfredo é médico psiquiatra no Hospital Benedita Fernandes de Araçatuba e Márcia é dentista e uma das fundadoras do Solar Eunice Weaver, de Birigui, especializado no atendimento a soro-positivos para HIV e seus familiares. Os três, juntamente com outros profissionais, estão participando dos seminários organizados pela Use Regional de Araçatuba e Use’s Intermunicipais de Araçatuba, Auriflama, Birigui, Guararapes e Penápolis no “Programa de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas” fomentados pela FEB- Federação Espírita Brasileira e USE –União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo. Na condição de espíritas como enxergam esse grave problema que aflige a humanidade? É o que nos respondem nesta entrevista.

O que leva uma pessoa a se drogar? O meio social tem influência? O que pensa do fator genético?

MRG “Penso que a trajetória espiritual anterior tem peso preponderante nestas situações. Ocasiões difíceis, ou mesmo oportunidades, podem despertar sentimentos ou desejos adormecidos facultando ao indivíduo ingressar no mundo das drogas ilícitas atraindo para si as conseqüências desta opção”.

IB. “Penso que seja a busca do prazer imediato sem merecimento. A influência primária do meio social é a família, onde pais fumantes e usuários de bebidas alcoólicas dão maus exemplos à criança, que na sua tenra idade, capta todos os estímulos externos do meio ambiente. E hoje sabemos que esses dois vícios são a porta de entrada para as outras drogas. A correlação genética ainda está longe de se estabelecer; sabe-se que filhos de pais alcoólatras têm 25% de chances de se envolverem com o alcoolismo. A Ciência tem nos informado que existe uma química favorável no sistema nervoso central propiciadora para a adicção, envolvendo os neurotransmissores nas sinapses dos neurônios.

AQS. “Em casos de indivíduos que se drogam encontramos presentes problemas sociais diversos como os das dificuldades financeiras, o morar na “casa pobre” da periferia, o pouco estudo, a vontade de querer se igualar àqueles que julgam lhes sejam “superiores”. Também problemas sociológicos existem que fazem surgir os rejeitados ou excluídos política, administrativa e culturalmente, além da carência afetiva que faz gerar a insegurança e a ausência do “espelho familiar”. Sob o aspecto Genético se sabe que mães que se drogam na época da gravidez acabam provocando malformações na estrutura genética do feto com grandes possibilidades de lhes transmitir a dependência da droga. A ausência de religião é outro fator que precisa ser considerado para explicar essa triste chaga que assola a humanidade”.

Técnicamente o que vem a ser droga lícita ou ilícita?

IZ “Esse conceito é definido pela Legislação Penal que estabelece se uma conduta é tipificada ou não como criminosa. No caso em exame, por exemplo, se uma pessoa comum for apanhada com dolantina, sem motivo justificado, estará portando uma droga ilícita. Porém, a dolantina nas mãos de um médico que a destina para uso terapêutico é tida como droga lícita. Pode deixar de ser lícita, mesmo nas mãos de médico, se a destinação não se amoldar às normas da ANVISA e da legislação pertinente. Infelizmente temos o álcool e o fumo como drogas lícitas mesmo sabendo dos malefícios que causam aos seus dependentes”.

Como agem as drogas no corpo físico e no psiquismo do usuário? Quais os males que causam?

AQ “Os males são muitos. No corpo físico vão desde a destruição de células que acabam modificando o funcionamento dos órgãos, até o próprio aniquilamento destes, podendo levar o paciente a óbito. No psiquismo agem excitando, deprimindo ou alterando o funcionamento cerebral; provocam delírios; alucinações; a depressão, que é um caminho perigoso em direção ao suicídio; o embotamento afetivo; a agressividade; a demência, dentre muitos outros”.

Poderia enumerar os tipos de drogas que mais preocupam a sociedade, organismos e governos?

IZ– “Em primeiro lugar o álcool, em segundo lugar o tabaco, em terceiro lugar a maconha, em quarto lugar a cocaína e depois as outras”.

Há cura para o dependente de drogas? Quais os tratamentos existentes?

MRG “Minha conclusão pessoal é de que toda mudança comportamental é difícil, porém, não impossível. O comprometimento de si para consigo nesta luta de transformação moral necessita da participação positiva do núcleo social onde o ser esteja inserido. Vontade vigorosa, tal qual nos informaram os benfeitores da Codificação, na questão nº 909 de “O Livro dos Espíritos, e o auxílio externo especializado para o ser dependente e para aqueles do seu convívio”.

AQ. “Para os males sempre existe uma possibilidade de cura. No caso das drogas precisamos de uma ajuda externa, consistente no tratamento médico e no apoio familiar, porém, indispensável é a força de vontade e o desejo de se curar do próprio usuário. Os tratamentos consistem em desintoxicação; psicoterapia; medicamentos sintomáticos (ansiolíticos e antidepressivos para evitar insônias); ressocialização, com internações em clínicas especializadas e, repisando, apoio familiar e religioso”.

Temos sinais de alerta para saber se uma pessoa está ingressando no mundo das drogas?

MRG “As alterações no comportamento, a agressividade e certas companhias podem ser sinais de que algo há que precisa ser monitorado na educação dos filhos. Os educadores necessitam avaliar o ser como um macro onde o micro interfere, condiciona e/ou facilita a retomada de comportamentos atávicos”.

IZ. “Do ponto de vista objetivo temos o “drugwipe”, inventado na Alemanha em 1997, um equipamento que chega ao Brasil este ano. É composto de quatro “kits” para: maconha, cocaína, narcóticos e anfetamina (ecstasy). Cada um deles custa dezoito dólares no país de origem e é usado uma única vez. Sua função é detectar a presença de drogas a partir da análise de objetos manuseados pelo observado como mause de computador, telefone, bolsa, suor da roupa, dentre outros. O kit pode agir sobre a pessoa ou objetos por ela utilizados até cinco dias depois, chega alcançar 100% de precisão e a análise não gasta mais que dois minutos. O método já foi aprovado pela polícia dos Estados Unidos no combate às drogas e é utilizado em bafômetros na Alemanha, Inglaterra e França. Não deixa de ser um recurso importante oferecido pela ciência tendo em vista que permite se tirar dúvidas de forma discreta e sem confrontos”.

O Espiritismo tem como ajudar as pessoas envolvidas nesse drama?

MRG “O Espiritismo pode auxiliar muito antes da dependência quando informa que ao observarmos nossas tendências atuais temos conhecimento do nosso passado e podemos, através do presente, determinar o nosso futuro. Para resistir aos arrastamentos do mal vale o exercício de Santo Agostinho descrito na resposta à pergunta nº 919 de “O Livro dos Espíritos”. Depois de instalada a dependência a Doutrina Espírita fornece conhecimentos e energias suficientes para a luta a ser enfrentada com muito amor e persistência”.

IZ– “A melhor ajuda será atuando no preventivo e, para isso, os Centros Espíritas precisam investir nos jovens através dos programas de evangelização. Perguntaram ao mestre suiço de Kardec, Pestalozzi, quando se deveria iniciar a educação das crianças. Ele respondeu: “vinte anos antes delas nascerem”. A adicção é um problema de educação intelectual e moral do qual só obteremos respostas favoráveis quando as crianças de hoje forem os pais de amanhã e deixarem de dar maus exemplos aos seus filhos”.

AQ “O Espiritismo é um grande aliado no tratamento aos usuários de drogas. Através da fé e da crença na vida futura, nos mostra a responsabilidade que temos por preservar nosso corpo, mente, perispírito e fazendo bom uso do nosso livre arbítrio. Mostra-nos também a necessidade da sintonia com os bons espíritos, que nos ajudam na nossa reforma íntima e afastam os obsessores para estes também serem tratados e esclarecidos”.

Fonte: Ismael Gobi, publicado na Folha Espírita (FE), São Paulo, 11/2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário